Legislação Municipal



LEI MUNICIPAL N°1.354, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2021.

 

 

“ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE LUCENA-RS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2022.”

 

 

GILMAR FÜHR, PREFEITO MUNICIPAL DE PRESIDENTE LUCENA, faço saber que a Câmara aprovou e eu sanciono a seguinte:

 

 

LEI

 

 

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

Art. 1.º - Esta Lei estima a Receita e fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2022, compreendendo:

I - o Orçamento Fiscal, referente aos Poderes do Município, seus fundos, órgãos e entidades da Administração Pública Municipal Direta;

II - o Orçamento da Seguridade Social, abrangendo todas as entidades e órgãos da Administração Direta a ele vinculados.

 

 

CAPÍTULO II

DO ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL

Seção I

Da Estimativa da Receita

 

Art. 2º - A Receita Orçamentária é estimada, no mesmo valor da Despesa, em R$26.973.000,00 (vinte e seis milhões novecentos e setenta e três mil reais).

 

Art. 3º - A estimativa da receita por Categoria Econômica será realizada com base no produto do que for arrecadado, na forma da legislação vigente e de acordo com o seguinte desdobramento:

RECEITAS CORRENTES

Impostos, Taxas e Contr. de Melhoria                                                                 R$ 1.869.400,00

Contribuições                                                                                                      R$ 1.002.600,00

Receita Patrimonial                                                                                             R$ 1.299.200,00

Receita de Serviços                                                                                                R$ 845.000,00

Transferências Correntes                                                                                   R$ 23.676.000,00

Outras Receitas Correntes                                                                                        R$ 25.000,00

TOTAL DAS RECEITAS CORRENTES                                                   R$ 28.717.200,00

 

 

RECEITAS DE CAPITAL                                                                                                        

Transferências de Capital                                                                                       R$ 259.500,00

TOTAL DAS RECEITAS DE CAPITAL                                                         R$ 259.500,00

 

RECEITAS INTRAORÇAMENTÁRIAS (RPPS)                                       R$ 1.683.100,00

 

DEDUÇÕES DAS RECEITAS DE TRANSFERÊNCIAS                    (-) R$ 3.686.800,00

 

TOTAL DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA                                               R$ 26.973.000,00

 

 

Seção II

Da Fixação da Despesa

 

Art. 4º - A Despesa Orçamentária, no mesmo valor da Receita Orçamentária, é fixada em R$26.973.000,00 (vinte e seis milhões novecentos e setenta e três mil reais), sendo:

I- no Orçamento Fiscal em R$17.822.400,00 (dezessete milhões oitocentos e vinte e dois mil e quatrocentos reais);

II - no Orçamento da Seguridade Social em R$9.150.600,00 (nove milhões cento e cinquenta mil e seiscentos reais).

 

Art. 5º - A despesa total fixada apresenta o seguinte desdobramento:

 

DESPESAS CORRENTES

Pessoal e Encargos Sociais                                                                                R$ 10.908.600,00

Outras Despesas Correntes                                                                                R$ 10.217.200,00

TOTAL DAS DESPESAS CORRENTES                                                   R$ 21.125.800,00

 

DESPESAS DE CAPITAL

Investimentos                                                                                                      R$ 2.796.300,00

TOTAL DAS DESPESAS DE CAPITAL                                                      R$ 2.796.300,00

 

RESERVA DE CONTINGÊNCIA                                                                         R$ 50.000,00

RESERVA DE CONTINGÊNCIA DO RPPS                                                   R$ 3.000.900,00

 

TOTAL DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA                                               R$ 26.973.000,00

 

 

Art. 6º - Integram esta Lei, nos termos do art. 8º da Lei Municipal nº1.344, de 18 de outubro de 2021, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2022, os anexos contendo os quadros orçamentários e demonstrativos das Receitas e Despesas, a programação de trabalho das unidades orçamentárias e o detalhamento dos créditos orçamentários.

 

 

Seção III

 Da Autorização para Abertura de Créditos Suplementares

 

Art. 7º - Ficam os Poderes Executivo e Legislativo autorizados a abrir, em seus orçamentos, créditos suplementares, até o limite de 20% (vinte por cento) da despesa total fixada para cada poder, com a finalidade de suprir insuficiências de dotações orçamentárias, respeitadas as prescrições constitucionais, da Lei de Diretrizes Orçamentárias e os termos da Lei Federal n.º 4.320, de 1964, mediante a utilização de recursos provenientes de:

I - anulação parcial ou total de dotações do respectivo poder;

II - incorporação de superávit e/ou saldo financeiro disponível do exercício anterior, efetivamente apurados; e

III - excesso de arrecadação.

Parágrafo único: no caso do Poder Legislativo, a abertura de créditos suplementares com base no limite de que trata o “caput” deste artigo, somente poderá ocorrer mediante ato próprio da Mesa Diretora da Câmara quando, para sua cobertura, forem indicados os recursos referidos no inciso I.

 

Art. 8º - O limite autorizado no artigo anterior não será onerado quando o crédito suplementar se destinar a atender:

     I - insuficiências de dotações do Grupo de Natureza da Despesa 1 - Pessoal e Encargos Sociais, mediante a utilização de recursos oriundos de anulação de despesas consignadas ao mesmo grupo;

     II - pagamento de despesas decorrentes de precatórios judiciais, amortização, juros e encargos da dívida;

     III - despesas financiadas com recursos provenientes de operações de crédito, alienação de bens e transferências voluntárias da União e do Estado.

 

 

 

CAPÍTULO III

DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

 

Art. 9º - A utilização das dotações com origem de recursos provenientes de transferências voluntárias, operações de crédito e alienação de bens fica limitada aos efetivos recursos assegurados.

 

Art.10 - Fica o Poder Executivo autorizado a realizar operações de crédito por antecipação de receita, com a finalidade de manter o equilíbrio orçamentário-financeiro do Município, observados os preceitos legais aplicáveis à matéria.

 

Art. 11 - Obedecidas as disposições da Lei de Diretrizes Orçamentárias, as transferências financeiras destinadas à Câmara Municipal serão disponibilizadas até o dia 20 de cada mês.

 

Art. 12 - O Prefeito Municipal, no âmbito do Poder Executivo, e nos termos do que dispuser a Lei de Diretrizes Orçamentárias, poderá adotar mecanismos para utilização das dotações, de forma a compatibilizar as despesas à efetiva realização das receitas.

 

Art. 13 - Ficam automaticamente atualizados, com base nos valores desta Lei, o montante das receitas, despesas, resultado primário e resultado nominal previstos nos demonstrativos referidos nos incisos I e III do art. 2º da Lei Municipal nº 1.344, de 18 de outubro de 2021, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2022, em conformidade com o disposto no § 2º do mesmo artigo.

 

Art. 14 - O poder executivo poderá efetuar alterações nos códigos e descrições das funções, subfunções, naturezas de receitas e despesas orçamentárias e fontes de recursos, visando adequá-los às alterações que venham a ser definidas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) ou pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

 

Art. 15 - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Presidente Lucena, 10 de dezembro de 2021.

 

 

 

                                                                                                                                                                        

                                                                                               GILMAR FÜHR

                                                                                               Prefeito Municipal

 

 

Registre-se. Publique-se.

 

 

CÉSAR ALBERTO KARLING

Secretário de Administração, interino.

 

Este texto não substitui o documento oficial que se encontra arquivado na Prefeitura.
Documento válido somente para consulta.